Se você está de propósito e-em-um com um goleiro, não é incomum para ver a primeira corrida dos posts e ataques, para decidir que é uma má idéia e hightail-lo de volta à sua linha. Da mesma forma, curto do objetivo de soco ou pegar a bola de um canto resulta em um monte de flashbacks quando um guarda percebe que é um apoiador amigável ou atacante oposição vai chegar lá em primeiro lugar.
Embora essas ações criem um ambiente aparentemente dinâmico em que os jogadores agem e interagem uns com os outros sem a sua entrada direta, eles têm pouco efeito sobre o resultado de uma partida. Há uma ligeira melhoria na capacidade de um goleiro para salvar longas greves, mas eles ainda tendem a conceder a mesma porcentagem de tiros do que na temporada passada; O impacto global na jogabilidade foi equilibrado de forma a não perturbar a dificuldade estabelecida de uma meta líquida.
Isso não é uma coisa ruim, no entanto. A FIFA fez um bom trabalho durante a última metade da década para evitar episódios regulares de divisão que parecem pertencer ao basquete ou ao futebol. Alterar tal coisa agora seria mudar a natureza de uma série incrivelmente popular. Dito isto, agora é um pouco mais fácil de marcar o tipo de metas que você espera ver em um destaque bobina final da temporada. Guarda-redes pode ser muito melhor fora tiros longos, mas os esforços realmente ultrajantes parecem encontrar o fio mais frequentemente do que você esperaria.